Boa Vista, Roraima
Nesta sexta-feira e sábado, dia 29 e 30, a Liga Roraimense de Judô realizou o 4º Campeonato Estadual de Judô Paulo Dubois.
Segundo o presidente da Liga, Victor Alecrim, na sexta feira, 29, a partir das 20 horas aconteceu o Congresso Técnico com os dirigentes da competição, juntamente com a pesagem dos atletas. Também ocorreu no primeiro dia do evento, a eleição para a presidência da Lirrju.
O presidente da Liga Nacional de Judô LNJ – Brasil, Paulo Dubois, homenageado com o nome da competição esteve presente nas competições. Onde os judocas disputaram as medalhas e troféus.
“É com muita satisfação que mais uma Liga Roraimense realizou um evento tão importante como esse, principalmente quando homenageamos esse grande atleta Paulo Dubois que realiza um trabalho importante na Liga Nacional e na União Pan-Americana de Judô”, destaca Alecrim.
Participaram das competições atletas nas categorias masculino e feminino, na faixa etária a partir de seis anos com os pesos super leve, leve, ligeiro, meio médio, médio, meio pesado, pesado.
O valor da taxa cobrado foi de R$ 10,00 ( DEZ REAIS )
legitimidade desta entidade?
Liga Roraimense de Judô afirma que tem legitimidade para funcionar, formar atletas e organizar competições.
Os dirigentes da Liga Roraimense de Judô (LIRRJU) afirmam que a entidade é oficial, legal, reconhecida e amparada pela Constituição Brasileira no seu Art. 5º, especialmente nos parágrafos XVII e XVIII. Segundo o presidente da Liga, Victor Alecrim, a entidade possui também base legal em conformidade com a lei federal nº 9.615, de 24.03.1998, (Lei Pelé), no Art. 2º, especialmente os incisos II, III e IV, também nos Art. 13, no inciso V, Art. 16, parágrafo 2º, e Art. 20, parágrafo 5º.
“À luz da Lei, nenhuma entidade ou seu representante legal pode criar normas ou estatutos contrariando a legislação em vigor. Muito menos contrariando a Constituição Brasileira. Quando isto ocorre, estarão sujeitos a responder judicialmente pelos seus atos. É estritamente dentro da Lei que nós, da Liga Roraimense de Judô, atuamos”, disse Victor.
A LIRRJU, fundada oficialmente em 24 de abril de 2007, é uma organização sem fins lucrativos, apartidária, não fazendo qualquer distinção de raça ou credo religioso. Sendo assim considerada uma entidade de administração do desporto no Estado de Roraima, com personalidade jurídica própria, soberana, independente e legítima, estando amplamente protegida pela Lei, assim como estão protegidos e amparados por Lei todos aqueles que a ela se filiarem.
A LIRRJU está regularmente filiada à Liga Nacional de Judô – Brasil, como uma entidade oficial, podendo, por força do seu Estatuto, em consonância com a Lei, realizar Festivais, Torneios e Campeonatos próprios, Estudantis e Universitários, ministrar Cursos e Palestras. Podendo também atribuir graduações e promoções de faixas com a autorização da LNJ-BRASIL. “Por isso, ao longo dos últimos dois anos, trouxemos grandes mestres do judô brasileiro, numa ação pioneira, idealista e perseverante, visando melhorar o nível do nosso sofrido judô roraimense. O resultado não poderia ser melhor”, complementou Victor.
O dirigente segue afirmado não ter dúvida do desconforto que uma postura autêntica, às vezes, pode causar, principalmente àqueles cuja insegurança latente está explicitada nas ações sempre mesquinhas, rasteiras, desleais. A verdade está no conhecimento, ao permitir o acesso do judoísta ao até então inefável mundo do saber, estamos seguindo à risca uma das máximas do judô, que herdamos do mestre Jigoro Kano: “Bem estar e benefícios mútuos”.
Cumpre-nos esclarecer que os exames de graduação do 1º ao 4º dan, após comunicação formal à LNJ-BRASIL, são realizados pelas Ligas Regionais que possuam banca examinadora condizente, respeitando os interstícios e os parâmetros técnicos universalmente exigidos.
As solicitações de promoções a partir do 5º dan são remetidas através da apresentação do currículo dos candidatos, pelas Ligas Regionais, à Comissão Nacional de Graus (CNG) da LNJ-BRASIL, para avaliação e posterior resultado. Após a autorização da CNG é que a LNJ-BRASIL emite o diploma. Este vai assinado pelo presidente da LNJ-BRASIL e um dos membros titulares da CNG. Assim sendo, quem autoriza as graduações de dans é a nossa honrada e competente CNG, da qual fazem parte figuras de indiscutível capacidade técnica e de idoneidade moral comprovada tais como: Tadao Nagai - 9ºdan, Kasuo Konishi - 9ºdan, Antônio Vieira - 9ºdan, Takashi Haguihara - 8ºdan, Koki Tani - 8ºdan, dentre tantos outros ícones do judô brasileiro. No caso da LIRRJU, solicitamos os exames para graduação superior sempre à Banca Examinadora da Comissão Nacional de Graus da LNJ-BRASIL.
“Por tudo que foi exposto, através da Lei, está claro que a LIRRJU é uma entidade legítima, portanto, também oficial do judô em Roraima, com todas as suas prerrogativas legais”, concluiu Victor.
Divulgação JUDOinforme