03/09/2011
Registro, SP
Daniele Kaori Kurosawa , a faixa verde de 11 anos da ARJU – Associação Registrense de Judô, é a nova Campeã Brasileira de Judô na classe Sub 13, categoria super ligeiro.
O título foi conquistado no dia 27 de agosto no Ginásio da Universidade Estadual do Pará, na cidade de Belém.
O Campeonato, promovido pela CBJ em parceria com a Federação Paraense de Judô, reuniu 25 federações filiadas à Confederação Brasileira de Judô e contou com cerca de 260 atletas.
Com esta vitória, a atleta passou a integrar a equipe da CBJ e conquistou a vaga para disputar o Campeonato Panamericano, que está previsto pra ser realizado em Buenos Aires no mês de outubro.
Para chegar até a medalha de ouro, Kaori precisou vencer três lutas do Campeonato Brasileiro, a primeira contra a Campeã Mineira Bárbara Hashimoto, aonde venceu por decisão dos juízes, já que a disputa foi equilibrada e nenhuma atleta pontuou.
A segunda vitória foi em cima da Paranaense Marina Kawazoa, com um yuko de vantagem, pontuação que se caracteriza quando o oponente cai de lado. A última luta foi contra a atleta da casa, a Campeã Paraense Lorrany Pastani.
Kaori iniciou a disputa da final com desvantagem de um yuko, e mesmo com a torcida a favor de sua adversária, mostrou estar preparada para enfrentar a pressão e superou terminando a luta em empate. O resultado foi decidido pelos três árbitros que acompanharam a luta, cada um levantando a bandeira com a cor do kimono da atleta que eles julgaram ter lutado melhor. “Fiquei nervosa achando que os juízes acatariam aos gritos da torcida, que gritava para a paraense ser campeã”, disse Kaori, que chorou ao ver que dois juízes tinham levantado a bandeira azul, que dava a vitória para a registrense. “Chorei de alegria quando vi as bandeiras azuis levantadas, pois não imaginei que ganharia, dedico a vitória ao meu irmão Marlon, aos meus pais, a toda diretoria da ARJU, aos senseis e ao Sr. Mauro Sakai”, disse.
Ao todo lutaram representantes de nove Estados na categoria de Kaori, a Super Ligeiro – até 28 kg: São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina, Pernambuco, Pará e Sergipe. Como Campeã Paulista de 2011, Kaori representou o Estado e foi a única representante do Vale do Ribeira no Campeonato.
O técnico que a acompanhou no Pará foi o Prof. Kendi Yamamoto da Federação Paulista de Judô e este foi o primeiro ano da judoca nesta categoria. “Ver uma atleta nossa alcançando os seus objetivos é ver uma semente plantada pelo Sensei Nobuo Ogawa e demais senseis que passaram pela Associação Registrense de Judô, dando bons frutos, também é imaginar um sorriso estampado no rosto de outra pessoa que muito fez pelos jovens do Vale Ribeira, o nosso grande e querido amigo Mauro Sakai”, disse Neusa Kobori, Presidente da ARJU.
Para participar do Campeonato, Daniele Kaori recebeu o patrocínio da ABAVAR, Wizard, apoio do Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal, Decel, a colaboração da empresa Carne, Queijo & Cia, Colégio Lantagi e do Sr. Shigueo Ogawa. “Agradeço a todos que a apoiaram e a incentivaram, este é um campeonato muito difícil e ninguém da Região tinha conseguido este título antes”, disse Elaine Kurosawa, mãe da judoca.
A ABAVAR já confirmou o apoio para o Panamericano e continuará sendo um dos parceiros da ARJU patrocinando a atleta. Em encontro na Prefeitura Municipal de Registro no dia 31 de agosto, a Prefeita Sandra Keneddy Viana, também reiterou o apoio da Prefeitura.
“Agora vou começar tudo de novo”, disse Kaori, se referindo aos treinos de segunda à sexta-feira e a alimentação balanceada para manter-se no peso exigido pela categoria Super Ligeiro. De acordo com a mãe, Elaine, antes de praticar judô, Kaori não comia verduras e vegetais, agora a própria atleta procura ter uma alimentação saudável. “Espero trazer mais uma medalha para a ARJU, não importa a classificação, só não quero voltar com as mãos vazias do Panamericano”, disse.
Liana Tami Yamakawa - Mtb 59.227
Divulgação Judoinforme, Prof. Rocha Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário