Niteroi, RJ
No dia 26 de agosto de 2011, das 17h às 19h, foi realizado em Niterói -RJ, o Congresso de fundação da Federação Mundial de Judô, aprovado o seu Estatuto e eleita a primeira diretoria (2011/2015), cujo o presidente eleito foi o Engenheiro Jaime Casanova da República Dominicana.
Os paises que estiveram presentes ou representados no Congresso foram os seguintes: Argentina, Austrália, Brasil, Bolívia, Chile, Espanha, Estados Unidos, República Dominicana, Romênia, Suécia,Venezuela.
O presidente da LNJ-BRASIL, Paulo Dubois, foi eleito à Vice-presidência(AMERICA) da FMJ e assumirá também a Tesouraria da entidade. O americano Bruce Bethers foi eleito para a Secretaria Geral, o sueco Paul Honglund para A Vice-presidência(EUROPA) da FMJ e o Australiano David Geodge para a Vice-Presidência(OCEANÍA) da FMJ.
O Brasil apresentou a candidatura de Brasília para realizar o Campeonato Mundial Juvenil e Júnior de 2012. O evento foi aprovado para Brasília e se realizará nos dias 24, 25 e 26 de agosto de 2012.
O II Campeonato Mundial de Judô Sênior está aprovado para ser realizado em Málaga, na Espanha, em data a ser definida.
Foram também realizados no dia 26, o Congresso Técnico e a Clínica de Arbitragem, das 19 às 22h, sob a responsabilidade dos Professores Alejandro Giuliano e Carlos Diaz, respectivamente Diretores Desportivo e de Arbitragem, eleitos para a FMJ.
Após as atividades do dia 26 de agosto foi oferecido pela Liga de Judô do Estado do Rio de Janeiro um maravilhoso jantar de confraternização aos representantes dos paises participantes do Campeonato Mundial e para os recém empossados membros da Federação Mundial de Judô.
A abertura oficial do I Campeonato Mundial Sênior(FMJ), ocorreu às 09h de hoje, 27 de agosto, no Ginásio Canto do Rio Futebol Clube, em Niterói-RJ, com a participação de 225 atletas.
O Brasil foi representado no evento por atletas das Ligas Estaduais filiadas à LNJ-BRASIL.
No total geral de pontos o Brasil sagrou-se Campeão, a Venezuela Vice-Campeã e o Chile 3º colocado.
A máxima da Federação Mundial de Judô é: JUDÔ PARA TODOS!!!
Assessoria de Comunicação da Liga Nacional de Judô - Brasil
Divulgação JUDOinforme