02/12/2011
Santa Maria, RS
As delegações chegaram hoje, e as lutas ocorrerão amanhã, no CDM
Santa Maria abre as portas do ginásio principal do Centro Desportivo Municipal (CDM) para receber atletas de pelo menos cinco países e se tornar a capital continental do judô. foi dia de chegada das delegações que disputarão o Campeonato Pan-Americano Sênior de Judô 2011, que ocorrerá amanhã, das 8h até a noite.
Para completar o fim de semana de lutas de judô no Coração do Rio Grande, no domingo, a partir das 8h, haverá o Torneio Pan-Americano Dangai, no mesmo local. As duas competições contam com a chancela da União Pan-Americana de Judô e da Liga Riograndense de Judô, com entrada gratuita para o público.
Por trás desta maratona de lutas no tatame, está Christian Bertoia, organizador das competições por meio da Ong Mutação e do projeto social Santa Maria Judô/Mãos Dadas. E não foi fácil a tarefa de trazer o Campeonato Pan-Americano para a cidade.
– Pela primeira vez, o Pan-Americano Sênior é disputado no Estado. A gente teve muita coisa para fazer, foi muita luta política. Até por ser uma cidade do Interior, sediar foi algo complicado. A questão de não ter um aeroporto em condições de receber voos internacionais prejudicou bastante a vinda de outras delegações – avalia o organizador.
Apesar dos problemas enfrentados, Christian Bertoia acredita que valeu a pena lutar para que a cidade receba judocas de renome. Ele destaca a presença do espanhol Martín Arronte, que lutará como convidado na categoria meio-leve. Alguns atletas brasileiros a serem observados são o catarinense Eduardo Carvalho, na categoria meio-médio, e a carioca que competirá na ligeiro. Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela e República Dominicana também confirmaram presença na competição.
– Serão bastante lutas, o público vai ver um campeonato bem forte, bem interessante – avisa Bertoia.
No tatame – Entre os cerca de 20 atletas de Santa Maria que competirão, um dos destaques é Thiago Massena, 22 anos, do Santa Maria Judô/Mãos Dadas. Ele vai bater de frente com Eduardo Carvalho na disputa pelo ouro na categoria meio-médio.
– Estou vindo de bons resultados e, como a competição vai ser em casa, estou mais confiante ainda. Acho que vai dar certo – destaca Massena.
Esta entrevista foi dada a Rede Globo de Televisâo por ocasião de entrevista a emisora RBS TV na coletiva de impresa.
O Jornalista Internacional Prof. Rocha a convite dos organizadores acompanhará e legitimará toda a competição deste final de semana em terras gaúchas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário