sábado, 12 de fevereiro de 2011

Alfredo Dorneles fala sobre sua transferência do RJ para o Minas Tênis/MG.

12/02/2011
Taguatinga, DF

Alfredo Dorneles em Taguatinga/DF com a delegação do Minas Tenis.
Foi com extrema felicidade que encontramos o grande amigo Prof. Alfredo Dorneles por ocasião da Seletiva Nacional Sub 17 e Sub 20 neste ultimo final de semana(05-06/02/2011) em Taguatinga no Distrito Federal e claro não podíamos deixar de através de uma conversa informal colher algumas informações referentes a sua transferência para a Coordenação do trabalho de base do Belo Dente/Minas até porque quem não o conhece o Prof. teve o seu registro na Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) com data de 1966, quando tinha apenas oito anos.

Primeiro como atleta e depois como técnico, iniciado na Academia Suburbana, com o professor Theólfanes Mesquita em Marechal Hermes, após teve o Geraldo Bernardes como Prof. no Mackenzie no bairro do Méier, inclusive foi ele que deu a oportunidade de trabalhar na Universidade Gama Filho.

Na Universidade Gama Filho, onde trabalhou por mais de 30anos, tendo sob a sua batuta grandes atletas como: Carlos Lapa, Carlos Hespanha, Júlio César Lapa, e da seleção brasileira: Flávio Canto, Hugo Pessanha, João Gabriel Schlittler e Daniela Polzin. O Flávio e a Daniela começaram muito cedo na UGF. O Flávio, aos 14 anos, e a Daniela com a mesma idade. Há algum tempo, depois veio o atleta Hugo Pessanha.

Nossa grande pergunta foi depois de tantos anos vivendo o judô do Rio de Janeiro onde arranjou tanta coragem para deixar todos os seu familiares (Filhos, netos etc...) e partir para mais um início de trabalho em outro estado (MG)?

Dorneles: Amigo Rocha, depois da minha grande desilusão pela paralisação do maravilhoso projeto da Universidade Gama Filho, onde a historia está gravada nos anais do judô do Rio de Janeiro, que eu vi ir por terra todo um trabalho com pessoas maravilhosas, digo que o projeto não era meu, eu me incluo naquela estrutura, não trabalhei sozinho o crédito não é meu, eu fazia parte de uma engrenagem e por este motivo eu me afastei um tempo do judô, a partir daí me uni ao Judô Clube do Rio de Janeiro, que é tocado pelo Prof. Kleber Junior, parceiro e um talento como professor.
Como você sabe já não sou um menino, venho de diversas experiências e por esses motivos eu pensei que estaria fora do cenário do judô.

O convite do Minas veio num momento muito importante da minha vida onde eu fazia reflexões introspectiva, e essa coragem veio depois desta minha reflexão até porque pude ver que alguém reconhecia o meu valor pelo trabalho que eu fiz e por tudo que realizei.

Prof. Rocha: Como é estar no Minas Tênis?

Dorneles: Estar hoje no Minas? sinceramente Prof. Rocha eu não encontro palavras porque a estrutura do clube é tão fantástica e de um alicerce tão profundo, de uma qualidade administrativa, de gestão de apoios, tão séria, e olha que eu pensava que conhecia o Minas, vi que não conhecia nada, ele é muito mais do que eu imaginava, ele não é só aquele belo Dojo, digo que ele é um dos melhores clubes do mundo, vou mais longe, o Minas tem no seu projeto a formação pedagógica e não abre mão de formar o cidadão atleta.

Um outro detalhe que não posso deixar de comentar é que encontrei um ambiente tão propicio com professores capacitados, todos muito receptivos, a cidade é ótima, o povo também, o clima é suave, o prazer de estar em Belo Horizonte é enorme.

Prof. Rocha: Você aconselharia a saída de Prof. do RJ para outros estados?

Dorneles: Prof. eu particularmente acho que o RJ deveria adotar o modelo paulista onde existe incentivos da Federação para a criação e geração de projetos no interior, o RJ tem muitas cidades e em geral muito boa de se viver e trabalhar e ai plantar um pólo ou célula de judô, isto seria interessante para o profissional e para o judô do RJ.

Prof. Rocha / Jornalista para o JUDOinforme.

4 comentários:

  1. Fico muito feliz em poder ver meu amigo Alfredo, companheiro do Mackenzie e Gama Filho ,nos tempos em que competíamos no Clube Municipal, Satélite e Anglo Americano, tão bem disposto e ainda fazendo campeões. Boa Sorte ai no Minas, forte abraço meu irmão.
    Hedywald Vianna.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Professor Dorneles, espero que seja muito feliz nessa nova empreitada na sua vida, pena que o Rio perdeu mais uma vez.
    Abraços do Adilson, pai do Augusto da Pinheiro

    ResponderExcluir
  3. Parabens sensei! Sei que seu trabalho irá da certo aqui no M.T.C

    Rafael Barbosa

    ResponderExcluir
  4. Alfredo Dornelles é um amigo de longa data e merece tudo isso que esta acontecendo com ele eu Aurelio Magalhães sai antes um pouco para São Paulo, trabalho aqui em duas prefeituras e toco a vida hoje sendo bem mais valorizado e reconhecido pelo que faço e vou mais longe, o Judô do rio de janeiro não vai muito longe se a politica administrativa não mudar, vejo nossos melhores atletas e professores largando seus leitos e migrando para outros Estados. parabens Sensei Alfredo Dornelles

    ResponderExcluir