Mogi das Cruzes, SP
Palmeiras/Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) foi bem grande na noite de anteontem. Um número maior de pais e alunos se aglomerou na entrada da academia localizada no Centro Esportivo e Recreativo do Socorro. Tudo por conta da visita do mestre
Shuhei Okano – faixa vermelha 9º dan na modalidade – hoje o principal nome da modalidade no Brasil por conta de todo o seu conhecimento do esporte.
Ele esteve na Cidade para participar de uma clínica com os alunos da equipe Palmeiras/Smel. No encontro com a garotada, Okano, aos 73 anos, ensinou algumas técnicas de entrada de golpes para os alunos e ainda assistiu várias lutas durante o treinamento. "São pequenos detalhes que num combate fazem uma grande diferença", disse o técnico Paulino Namie, 6º dan.
Além da clínica para os alunos, o mestre Okano conversou muito com os professores e obteve muitas informações para concluir um livro com a história do esporte no Brasil. "O judô de Mogi e Suzano, aqui desta região, tem uma importância muito grande para o Brasil. O judô brasileiro praticamente surgiu daqui", disse Okano, que pretende concluir a obra até 2015. "Quero lançar o livro na Olimpíada de 2016", afirmou.
Okano recebeu na noite de anteontem um livro com a história do Cocuera, bairro mogiano em que o judô deu os primeiros passos no Brasil. A obra foi entregue pelo ex-vereador Sethiro Namie, ex-praticante da modalidade e presidente da Liga Municipal de Judô de Mogi das Cruzes.
Na manhã de ontem, o mestre se encontrou com Yoshie Kimura, viúva de Yokichi Kimura - 9º dan -, que faleceu em março do ano passado aos 90 anos. "O sensei relembrou e contou histórias do meu avô, viu como a academia trabalha com a garotada e pediu para que não se acabe com o legado do meu avô", disse Yoshio Kimura, 3º dan e técnico do Judô Clube de Mogi das Cruzes. "Eles atuaram muito tempo juntos e pediu para que a gente dê continuidade ao trabalho do meu avô", completou Kimura.
Okano também é muito conhecido por ter sido o treinador da Seleção Brasileira por seis anos - de 1968 a 1974 -, e por dar sua contribuição para o crescimento do esporte no País. Hoje ele é presidente de honra do Kodokan Judô do Brasil.
Neste período à frente da Seleção Brasileira de Judô, Okano foi o técnico de Chiaki Ishii, o primeiro judoca brasileiro a conquistar uma medalha olímpica - de bronze nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972 -, e mundial (de bronze em Ludwigshafen em 1971), ambas na Alemanha.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO, ELE É MUITO IMPORTANTE.
Divulgação JUDOinforme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário