sábado, 8 de outubro de 2011

Federação de Judo do Rio de Janeiro é alvo de críticas da CBDS.

09/10/2011
Rio de Janeiro, RJ

FJERJ é alvo de críticas
Diretor técnico do Departamento de Lutas da Confederação Brasileira de Desportos Surdos(CBDS).

O professor Eduardo Duarte agradeceu o apoio das diversas federações e ligas de Karate. “Infelizmente não posso dizer o mesmo do Judô, pois a vaidade de nossos dirigentes impede um maior sucesso da modalidade, visto que é a única no país com conquista nos segmentos Olímpico, Para-Olímpico e Surdo-Olímpico. Espero que os órgãos responsáveis pelo Judô brasileiro reconheçam nossa medalha Surdo-Olímpica. Não se pode deixar de valorizar e reconhecer tamanha conquista pelo simples fato de não comandarem o Judô para Surdos, como é conhecido nacionalmente”, afirma o professor.

Segundo Duarte, a AVD está há dois anos se estruturando para cumprir as exigências feitas pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ). Uma delas é a aquisição de kimonos nas cores branco e azul que, para o professor, é “absurda”. “O verdadeiro Judô comunitário não tem condições de ter dois judoguis para os alunos. Devemos nos preocupar em dar acessibilidade e não dificultar o acesso dos jovens”, declara. Eduardo também critica o valor cobrado para o projeto se afiliar à Federação. “Não conseguimos nos afiliar porque foi cobrado o valor de R$ 1.620,00 de anuidade.

Como um Judô comunitário pode fazer tal investimento se há tantas outras necessidades?”, questiona o Presidente e Técnico da AVD.

Este fato aconteceu por ocasião da realização da I Copa Brasil de Lutas dos Surdos que reuniu atletas de dez estados brasileiros.

Evento adotou o mesmo sistema de arbitragam das Olimpíadas

Seletiva para os 5º Jogos Panamericanos dos Surdos, a I Copa Brasil de Lutas dos Surdos foi realizada no Centro de Treinamento da Associação Valorizando as Diferenças (AVD), localizado no 2o Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que forneceu alojamento e alimentação aos atletas.

Um dos diferenciais da competição foi a adoção do sistema de arbitragem utilizado em Mundiais e Olimpíadas, em que as lutas são filmadas para que os árbitros possam esclarecer eventuais dúvidas.

O Secretário de Esportes de Planura (MG), Rodrigo Durães aplaudiu a organização do evento. “Parabéns pelo lindo trabalho! Estamos gratos pela atenção dada ao nosso atleta”.

A I Copa Brasil de Lutas dos Surdos reuniu 10 estados, 23 atletas e contou com a presença de Mauro Bernardo (ex-atleta Para-Olímpico e ex-coordenador das Vilas Olimpicas na área do Projeto Esporte para Pessoas Portadoras de Deficiência), Célia Leal (Presidente da AMA Outeiro) e José Airton (Presidente da Associação Serrana de Surdos).

O evento teve o apoio da Federeção de Karate do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ) e da
Liga Brasileira de Lutas Associadas (LBLA). Também apoiaram o evento as empresas Criação de Sites, Superesportes e Fox, além do Departamento de Saúde da Federação Desportiva de Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ) e do 1o GBM.

Resultado Geral – I Copa Brasil de Lutas dos Surdos

Kata
1o - Ricardo Boaretto - MG
2o - Thiago Gonçalves - RJ
3o - Tarick de Paula - MG
3o - Manoel Adelino - PA

Kumite
- 60kg
1o - André Felipe Gonzaga - RR
2o - André Silva - SC
3o - Tarick de Paula - MG
- 67kg
1o - Thiago Gonçalves - RJ
2o - Ricardo Boaretto - MG
3o - Vivaldo dos Santos - BA
- 75kg
1o - Gutemberg de Oliveira - PE
- 84kg
1o - Manoel Adelino - PA
2o - Arivaldo - BA
+ 84kg
1o - Heron Rodrigues - SC
2o - Leonardo Nascimento - GO

Judô Masculino
- 60kg
1o - Adalberto Trigueiro - RJ
2o - Luiz Felipe Souza - RJ
3o - Anderson Guimarães - RJ
- 66 kg
1o - Raphael Monteiro - RJ
2o - Roberto - RJ
- 73kg
1o - Marcos Paulo dos Santos - RJ
2o - Eloi Foresto - SP
3o - Eduardo Encinas - RJ
-81kg
1o - Alexandre Fernandes - RJ
- 90kg
1o - Maurício Henrique Farias - DF
+ 100kg
1o - Marcio William - MG

Judô Feminino
- 48kg
1o - Vanessa Reis - RJ

Por Eduardo Duarte

Divulgação: JUDOinforme

Um comentário:

  1. Por que ? a Federações sempre cobram preços abusivos de projetos sociais
    sabendo que os recursos são poucos
    Parabéns Prof. Eduardo Duarte por sua postura diante desses fatos

    ResponderExcluir