sábado, 22 de outubro de 2011

Prefeitura do RJ inaugura o Ginásio Experimental Olímpico - GEO.

23/10/2011
Rio de Janeiro. RJ

RIO - Aproveitar o momento dos Jogos Olímpicos de 2016 para deixar um legado não apenas em obras de infraestrutura, mas também esportivo, educacional e social. Com esse objetivo, a prefeitura comprou e reformou uma escola em Santa Teresa, que foi transformada em celeiro de alunos-atletas de alto rendimento. Antiga propriedade da Sociedade Civil Divulgação Cultural Educacional Japonesa, cercada pelo Morro dos Prazeres e fechada há cerca de dois anos, a unidade ganhou equipamentos de ponta para treinamento em 11 esportes.

O Ginásio Experimental Olímpico terá como principal objetivo dar oportunidade para os alunos com aptidões esportivas desenvolverem seu potencial, sem abrir mão de uma educação de excelência. A primeira escola do programa, em Santa Teresa, receberá o nome do ex-presidente do COI, Juan Antonio Samaranch, que faleceu em abril de 2010. O começará a funcionar no início do ano letivo de 2012 e oferecerá cerca de 420 vagas para 6º ao 8º Ano.

A atleta IANKA ROCHA "A Judoca de Ouro da Zona Oeste", a convite da 9. CRE visitou neste sábado (22/10/2011), as dependencias do GEO e apenas lamentou não poder ter participado de tal projeto quando ingressou no 6. ano a tres anos, pela não existencia.

As escolas integrantes do programa contarão com um modelo pedagógico inspirado no Ginásio Experimental Carioca, que inclui três eixos: excelência acadêmica, apoio ao projeto de vida do aluno e educação para valores. No caso, uma ênfase especial será dada aos valores olímpicos. Além disso, os alunos também farão uso da Educopédia, uma plataforma de aulas digitais de todas as disciplinas do 6º ao 9º Ano, e terão aulas de Inglês todos os dias.

Na parte esportiva, serão trabalhados os valores e as modalidades olímpicas. Os alunos participarão de diversas competições e terão duas horas, pelo menos, de prática desportiva por dia. Metodologias inovadoras também farão parte do programa, como a matriz curricular integrada e o NADE (Núcleo Avançado de Desenvolvimento Esportivo).

Em 2012, o Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch terá:

- Educação em tempo integral

- Mais tempos de aulas de Português, Matemática, Ciências e Inglês. Além de mais duas horas diárias de prática esportiva.

- NADE (Núcleo Avançado de Desenvolvimento Esportivo), que terá por objetivo criar novas metodologias voltadas para a prática esportiva, que posteriormente serão disseminadas para as demais escolas da rede.

- Sala de leitura compostas por um acervo atraente para a faixa etária, inclusive com material de pesquisa sobre as modalidades esportivas e grandes clássicos da literatura.

- Campo de futebol, ginásio, piscina, quadra poliesportiva, vestiários, pátio coberto, pisos de orientação e alerta, construção de rampas.

- 15 salas de aula, laboratório de informática, laboratório de ciências, sala de leitura, sala de artes e auditório.

- Aulas de Basquete, Vôlei, Handebol, Natação, Futsal, Futebol de Campo, Tênis de Mesa, Judô e Xadrez.

- Atividades para que cada aluno possa detalhar seus sonhos de atleta e, assim, elaborar um projeto de vida relacionado ao esporte.

- Protagonismo juvenil, que será incentivado com: círculos de leitura, jornal escolar, rádio escolar.



Divulgação JUDOinforme
Prof. Rocha - Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário